segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Letras: Chris Cornell



Chris Cornell é conhecido pelo seu vocal poderoso, talvez um dos melhores e mais potentes no mundo da música. Na minha opinião, sua voz só fica atras de Robert Plant, e obviamente sem comparação nenhuma, as composições de Chris também lembram algumas do Led.

Tanto no Soundgarden, ou mesmo antes no Temple Of The Dog, e mais adiante no Audioslave e em carreira solo, Chris Cornell escreveu letras marcantes e que não são apenas geniais no vocal e na parte instrumental, mas as letras fazem um sentido imenso para aqueles que ouvem e conseguem captar a mensagem que Chris tenta passar.

O álbum Carry On, de 2007, traz as melhores composições da carreira solo de Chris, são músicas que desenham um cenário, talvez não da própria vida de Chris, mas certamente muita gente já passou pelas situações que ele descreve.

 Por exemplo, em Your Soul Today ele descreve uma situação de relacionamento sem compromisso, enquanto na música Finally Forever ele conta uma história de amor eterno.

 Chris Cornell transita muito bem entre esses cenários, ele pode falar de qualquer assunto em uma música e decifrar sentimentos que todo mundo tem ou coisas que muitos já viveram.

 Uma música não tão conhecida dele, também do álbum Carry On, é a Ghosts. Ela fala sobre uma mudança de personalidade, talvez uma desilusão que fez com que essa pessoa mudasse seu comportamento, e quando a mulher dessa história o procura novamente, a situação é completamente diferente. Com certeza você pode tirar suas próprias conclusões ouvindo a música.

 Diferente do Carry On, o Euphoria Morning de 1999, talvez pela época em que as músicas foram escritas, as letras são mais calmas e sossegadas, o álbum de 2007 alterna entre as músicas de amor lentas e músicas agitadas que falam simplesmente sobre coisas da vida.

Começando da terceira faixa do disco, Preaching the End of the World , Follow My Way e When I'm Down são as mais simbólicas. Essas não são as figurinhas carimbadas do disco, mas são músicas que chamam  atenção justamente pelo fato de descreverem momentos que todas as pessoas passam, cada música conta uma história de vida separadamente, e essa é uma habilidade que faz com que Chris Cornell seja um dos maiores cantores/compositores do cenário musical.

 When I'm Down tem uma letra excepcional, e o vocal é igualmente fantástico. Eu conhecia apenas pelo disco, mas quando eu vi uma apresentação ao vivo dessa música não teve como não viciar.

"And I only love you when I'm down, but one thing for you to keep in mind, you know, I'm down all the time"

 

Post by Emmanuel Henrique.



Nenhum comentário:

Postar um comentário