terça-feira, 10 de agosto de 2010

Discos Essenciais



Seguindo uma ordem cronológica, aqui vão os discos que, na minha opinião, devem ser ouvidos por todos aqueles que apreciam boa música.

Começando com os Beatles, que no começo da década de 60 (e praticamente a década toda) lançaram ótimos discos, Help! de 65 carrega clássicos como nenhum outro.

Jimi Hendrix e sua obra prima que influenciou praticamente tudo que veio a seguir, Are You Experienced? de 1967 marcou a música e nos deu Foxy Lady, um clássico incomparável.

Também de 67, o disco de estréia do The Doors apareceu como algo inédito na música daquela época e é lembrado até hoje.

Dois anos depois, surge aquela que é vista como a melhor banda de todos os tempos. O Led Zeppelin lançou uma obra de arte atrás de outra, deixando dois discos de 1969 nessa lista, o Led I e Led II.

No ano seguinte, Aparece o Black Sabbath com seu disco de mesmo nome atribuindo ao Rock mais uma vertente. O Heavy Metal. Nesse mesmo ano podemos citar o Led III, repleto de clássicos.

Let It Be também é desse ano, assim como Paranoid do Sabbath e Morrison Hotel do Doors.

A partir de 71 começa uma chuva de clássicos, a começar por LA Woman do Doors, que foi o ultimo disco da banda com Jim Morrison e o que deixava mais evidente o estado do cantor, que apesar de todas as complicações conseguiu deixar mais essa herança. Led IV veio nesse ano também. Em 72 aparece David Bowie com The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars e Vol. 4 do Sabbath.

Começando por Houses Of The Holy do Led, passando por Machine Head e Made in Japan do Deep Purple, Pronounced 'Leh-'Nérd 'Skin-'Nérd do Lynyrd Skynyrd e Dark Side Of The Moon do Pink Floyd, 1973 rendeu clássicos diferentes na musicalidade mas igualmente fundamentais pro Rock and Roll.




Indo direto pro fim da década, em 79 e 80 aparecem Highway To Hell e Back In Black do AC/DC. Também em 79 o brilhante London Calling do Clash. Em 80 o Heavy Metal ganha cada vez mais peso, com Ace Of Spades do Motorhead e Blizzard Of Ozz do Ozzy Osbourne. Nessa época o Black Sabbath tinha o Dio no vocal, eles lançaram nesse ano o Heaven And Hell. Moving Pictures do Rush entra na lista, pois nenhuma lista que cite os maiores discos do Rock pode faltar Rush.

Em 84 o Deep Purple lança o Perfect Strangers, um disco perfeito do início ao fim. O vocalista do Deep Purple um ano atrás tinha assumido o Black Sabbath e gravado o Born Again. O Thrash aparece pela primeira vez no Kill’em All de 83 do Metallica, que voltou com o Master Of Puppets de 86.

O que marcou os anos 80 foi o Heavy Metal, com Metallica, Judas Priest e Iron Maiden. Também com Sepultura, que lançou o Beneath The Remains em 89.

Já na década do Grunge, bem no início surge o Alice In Chains com o Facelift de 90.

No ano seguinte 3 discos perfeitos entram pra mudar o Rock mais uma vez. Ten do Pearl Jam, Nevermind do Nirvana e Bad Motorfinger do Soundgarden.
O AIC não lançou nada em 91, mas compensou em 92 com o álbum Dirt. Que também revelou Stone Temple Pilots com o álbum Purple.

Ozzy volta em 91 com o No More Tears. Seguindo no Heavy Metal aparece o Pantera em 92 com o Vulgar Display Of Power. No ano seguinte tem o Vs. do Pearl Jam e In Útero do Nirvana. No outro ano o Superunknown do Soundgarden e Core do Stone Temple Pilots.

De 2000 pra frente foi ficando cada vez mais difícil aparecer coisa nova e igualmente boa, Audioslave lançou 3 discos fantásticos. O primeiro álbum deles é daqueles que você ouve do inicio ao fim e não se arrepende de nenhum segundo investido nisso. STP tem o Shangri-la Dee Da de 2001, AIC voltou com o Black Gives way to Blues em 2009. Linkin Park tem o Hybrid Theory, e seguiu a mesma linha em todos os álbuns seguintes, mudando um pouco em Minutes To Midnight de 2007.
Em 2010 Ozzy lança mais um álbum, STP volta com outro ótimo disco também.

De alguns anos pra cá a salvação da música foi o retorno dos artistas já consagrados em outras bandas ou ressuscitando seus grupos antigos.



Post by Emmanuel Henrique.



Nenhum comentário:

Postar um comentário