terça-feira, 3 de agosto de 2010

John Frusciante no Red Hot Chili Peppers



Após a morte de Hillel Slovak em 1988, o Red Hot Chili Peppers estava proximo de encerrar sua carreira musical. Jack Irons, o baterista, ficou tão chateado com a morte de seu amigo, que decidiu abandonar o barco. Assim, Anthony Kiedis e Flea estavam sozinhos, e mesmo assim não desistiram da banda.

Um dia, Flea estava na casa de um amigo, D.H Peligro, e conheceu John Frusciante. Foi incrivel a quimica que rolou já no primeiro encontro. John era muito fã dos Peppers, cresceu indo em shows, aprendeu a tocar todas as musicas dos tres albuns anteriores, tanto a linha de baixo quanto a guitarra. Flea ficou impressionado com tamanho talento, e não hesitou em convidar Anthony para ver John tocar. Poucos dias depois, Flea liga para John lhe dando a noticia que ele tanto esperava: "John, você agora é um Pepper!". Segundo John, de principio ele ficou calmo, mas logo ao desligar o telefone, gritou muito, saiu correndo e pulou em uma parede, deixando a marca de seus pés nela.

Logo em seguida, através de uma seleção, foi escolhido Chad Smith para assumir a bateria. Com a nova formação, a banda entrou logo no estudio para produzir o album "Mother's Milk". Foi um sucesso! Mother's Milk foi o primeiro disco de ouro da banda, e emplacou hits como "Knock Me Down" e "Higher Ground".

John Frusciante manteve a maneira que Hillel Slovak tocava, uma pegada Funk com riff's de Heavy Metal. É impossivel não perceber o jeito alucinante que Frusciante tocava nesse album, e ali ele ganhou o apelido de "Jovem Prodigio".

Em 1991, o Red Hot Chili Peppers entra em estudio para gravar o album "Blood Sugar Sex Magik". Esse album alavancou de vez a carreira da banda, e conseguiu alcançar o 310º lugar nos 500º maiores albuns de todos os tempos.

A banda era um sucesso, era uma turnê atras da outra, mas John não estava feliz com isso. Ele começou a usar drogas frequentemente, começou a sabotar as performances dos Peppers, tocando de maneira imprevisivel e de forma diferente nas suas apresentações. Os integrantes começam a se desentender com John, que em 1992 decide abandonar a banda, em plena turnê mundial.




A partir disso, John Frusciante afundou-se em drogas e começa a dedicar em seus projetos solo. Ele começa a estudar pinturas de artistas famosos, e deixa de lado o instrumento para se dedicar a outras coisas.

John chega quase a morrer pelo uso das drogas. Sem dinheiro e com a vida comprometida, ele resolve deixar de vez o uso das drogas e se interna em uma clinica de reabilitação para o tratamento.

Flea, que acompanhava o estado do amigo, resolve lhe convidar para voltar para os Peppers. Anthony lhe dá uma guitarra de presente, e Flea vai ensinando aos poucos John a reaprender a tecnica. Em 1999 eles gravam o album Californication, um de seus albuns mais famosos. John vivia uma nova fase musical. Enquanto ele lançava albuns solos, continua seu projeto no Red Hot Chili Peppers.

Em 2002 a banda lança o album By The Way, album que não agradou todos os fãs da banda. Segundo John, esse era um album que ele botava muita fé, que ele tinha dado mais atenção à musica. Nesse ano, John já estava a mil com a banda. Shows, festivais, tudo indo muito bem!

Aproveitando o embalo, os Peppers lançam em 2006 o album "Stadium Arcadium", um disco duplo. Album que também não foi muito bem recebido pelos fãs da banda, e atingindo uma outra camada de fãs.

Na turne do "Stadium Arcadium" John convida o amigo Josh Klinghoffer para o ajudar em palco. Mas nem tudo estava indo bem. O sucesso do disco não conseguiu sustentar a banda por muito tempo nos topos das paradas, e depois de um tempo em turnê, a banda decide dar um tempo, umas ferias.

Em dezembro, surgem rumores que John Frusciante estaria saindo da banda novamente, por motivos desconhecidos. No dia 17 de dezembro, John Frusciante esclarece todos os boatos, postando no seu blog pessoal, a seguinte mensagem:

"Quando eu saí da banda, há mais ou menos um ano, estávamos num hiato de tempo indefinido. Não houve drama ou raiva, e os outros caras foram muito compreensivos. Eles apóiam eu fazer qualquer coisa que me faça feliz e eu também os apóio... Eu realmente amo essa banda e o que fizemos. Eu entendo e valorizo que meu trabalho com eles signifique tanto pra muita gente, mas eu tenho que seguir meus interesses. Para mim, a arte nunca foi algo feito como se fosse uma responsabilidade. É algo que faço porque é divertido, animador e interessante. Nos últimos doze anos, eu mudei como artista e como pessoa, em tal grau que fazer mais coisas nos termos em que eu vinha fazendo com a banda seria ir contra minha natureza. Não tinham escolhas envolvidas nessa decisão. Eu simplesmente preciso ser o que eu sou, e tenho que fazer o devo fazer."

John deixa claro que seus projetos já não são os mesmos que os do Red Hot, então decide desligar-se da banda e continuar sua carreira solo.

John Frusciante escreveu uma historia no Red Hot Chili Peppers, ajudou a banda a lançar varios sucessos, e é influência pra muitos guitarristas. Com seu jeito simples, mas se preocupando muito com a estética musical, John criou obras primas no Red Hot Chili Peppers, e ajudou muito a colocar a banda onde ela esta agora.





1989 - Mother's Milk
Ouvir | Download

1991 - Blood Sugar Sex Magik
Ouvir | Download

1999 - Californication
Download

2002 - By The Way Ouvir | Download

2006 - Stadium Arcadium Ouvir | Download

Post by Caike'



Nenhum comentário:

Postar um comentário