segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bandas marcantes: Led Zeppelin




Eu ja devo ter falado anteriormente que foi o Led que deu inicio ao Heavy Metal, na época um pouco diferente do que conhecemos por Heavy Metal hoje.
Led Zeppelin levou o rótulo (no bom sentido) de precursor do estilo não apenas pelas interpretações esmagadoras do Blues, mas sim pelo modo como eles incorporaram misticismo, mitologia e uma variedade de outros gêneros em seu som.
Zepp tinha um certo mistério, eles raramente davam entrevistas, já que a imprensa musical detestava a banda. Consequentemente, a única ligação do publico com a banda era através dos discos e shows.
Mais do que qualquer outra banda, Led estabeleceu o conceito de álbum direcionado exclusivamente ao rock, se recusando a lançar as músicas populares como singles, mostrando que o intuito da banda não era ser um produto do comércio.
Seus álbuns venderam mais de 300 milhões cópias em todo o mundo, (incluindo 109 milhões de vendas nos Estados Unidos). Foram também os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.
Em 1976 a banda fez um intervalo nas turnês e começou a filmar segmentos fantásticos para o filme ainda não editado. Durante esse intervalo Robert Plant quebrou um tornozelo num acidente de carro; impedidos de fazer concertos, a banda entrou em estúdio para gravar o seu sétimo álbum, Presence. O álbum conquistou disco de platina antes de chegar às lojas, algo inédito para a época, e marcou mais uma guinada no estilo da banda, que abandonou os arranjos complexos dos álbuns anteriores se afastando gradativamente do heavy metal por eles criados.



Em 1978, a banda voltou ao estúdio para as gravações de In Through the Out Door, álbum lançado em 20 de agosto, aniversário de Robert Plant. Esse álbum continha "All My Love", dedicada a Karac, seu filho, que morreu de uma infecção estomacal pouco depois do disco Presence. Agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows com ingressos esgotados por todos os lados, provando que o Led Zeppelin ainda era uma banda forte.
O cenário Punk nessa época era muito forte e igualmente influente. E devido ao “apelido” de Dinossauro que os envolvidos nesse cenário deram ao Led, Bonhan demonstrou seu descontentamento com o disco In Through the Out Door e com o fato de Jones e Plant terem assumido o controle da banda nesse período, chegando a comentar com Page que eles deveriam assumir o controle e retomar o Heavy Metal do inicio da banda.
Infelizmente isso nunca aconteceu, Bonhan morreu em 1980 asfixiado pelo próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page, dando fim à carreira do Led Zeppelin. Depois disso a banda foi desfeita, pois não haveria mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin.
Dois anos após a morte de John Bonham a banda editou Coda, uma coleção de músicas não-editadas.


Fonte: Allmusic.com




DISCOGRAFIA 1969-1979

Led Zeppelin I - 1969 Ouvir | Download

Led Zeppelin II - 1969 Ouvir | Download

Led Zeppelin III - 1970 Ouvir | Download

Led Zeppelin IV (ZoSo) - 1971 Ouvir | Download

Houses of the Holy - 1973 Ouvir | Download

Physical Graffiti - 1975 Ouvir | Dowload parte I | Download parte II

Presence - 1976 Ouvir | Download

The Song Remains The Same - 1976 Ouvir | Download

In Through The Out Door - 1979 Ouvir | Download

Post by Emmanuel Henrique.



Nenhum comentário:

Postar um comentário