segunda-feira, 5 de julho de 2010

Anos 60 - Desenvolvimento do Rock




Como vimos, o Rock teve sua “origem” na década de 1950 nos Estados Unidos.
Na década seguinte, o Rock mudou de continente e teve seu “desenvolvimento” num país bem menor mas com capacidade semelhante de criar ídolos. Foi na Inglaterra que o Rock n Roll ganhou muitas outras vertentes, algumas delas presentes até hoje e outras nem tanto, mas a herança deixada é indiscutível.
O Rock dos anos 50 era formado de músicas inocentes e que não deixavam uma mensagem tão marcante na cabeça do ouvinte, já nos anos 60 isso foi sendo mudado. Com o Folk, a idéia era se opor ao Rock juvenil e inocente da década passada, com artistas como Bob Dylan começou a surgir nos Estados Unidos artistas mais preocupados em passar mensagens importantes através da música.
Os Beatles já faziam enorme sucesso no começo da década com músicas carismáticas, fáceis e cativantes, também a grande presença e entrevistas divertidas. Assim o Fab Four conquistou não só a terra da rainha mas também os americanos. No mesmo ano também surgiram os Stones, mas com menos destaque.
Nesse ponto, o cenário musical era um só. Dylan dominava a Inglaterra do mesmo jeito que os Beatles dominavam os EUA.
Os Stones eram uma espécie de antítese dos Beatles, com todos os escândalos e atitude irreverente contrapondo a educação e boa aparência do quarteto. Assim, os Stones conquistaram a parcela mais rebelde do público.
A partir da segunda metade da década, com The Who e Yardbirds, o Rock começava a ganhar maior agressividade com guitarras distorcidas e maior amplificação. Na Inglaterra o Hard Rock despontava com The Who, enquanto nos EUA ainda reinava o Folk Rock, bem menos agressivo. A música passou a ser mais explorada, complexa e experimental.
As drogas se tornaram fonte de influência para as bandas da época. Daí surge o Rock Psicodélico. Um disco marcante na história da música surgiu sob efeito do LSD, Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles, em 67. Considerado também o início do Rock Progressivo junto com as obras do Pink Floyd.
Quem também surgia nesse período era Jimi Hendrix, levando a guitarra elétrica a um outro nível.
Mais pro final da década, baseados na teoria de liberdade, Surgia nos EUA o movimento Hippie, que contava com músicas derivadas do Folk por Janis Joplin e artistas claramente influenciados por drogas como Doors e Jefferson Airplane. O lema “Paz e Amor” simbolizou o movimento que ocorreu durante a guerra do Vietnan.
Em 68, com o fim do Yardbirds, Jimmy Page monta o Led Zeppelin. Ao mesmo tempo Cream alcançava o sucesso e o termo Heavy Metal aparecia para classificar a música Born To Be Wild, de Sttepenwolf.
Não existia nada semelhante ao Led Zeppelin. Eles tinham uma agressividade e sonoridade inédita, solos de guitarra e improvisações, muito influenciados pelo Blues.
O Hard Rock chegava no topo ao mesmo tempo que Beatles e Pink Floyd passavam por problemas.
Em 69 houve o que possivelmente foi o maior evento de música de todos os tempos, o Woodstock, interpretado por muitos como o marco do início de uma nova era de paz e amor, com apresentações entre outros de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jefferson Airplane e The Who.

Com o lançamento da Opera Rock “Tommy” do The Who , e do surgimento de bandas como The Doors, Led Zeppelin, Beatles , Rolling Stones , Pink Floyd, Jethro Tull, Hendrix e Deep Purple ficou muito claro que a simplicidade que caracterizou a primeira década do Rock havia sumido.



Post by Emmanuel Henrique



Nenhum comentário:

Postar um comentário