sábado, 18 de setembro de 2010

40 anos da morte de Jimi Hendrix



Viva intensamente, morra jovem. Esse parecia ser o lema de toda uma juventude a um tempo atrás. Não nos faltam exemplo de rockeiros que morreram jovens, como Kurt Cobain, Brian Jones, Jim Morrison, Janis Joplin, e o personagem principal desse post, Jimi Hendrix.

Jimi Hendrix é sem duvidas um dos melhores guitarristas de todos os tempos, citadas nas revistas "Rolling Stone" e "Guitar World". Depois de tocar em bandas locais em NY, é descoberto pelo baixista da banda The Animals, Chas Chandler, e é levado para a Inglaterra. Lá ele conhece os musicos Noel Redding (baixista) e Mitch Mitchell (baterista), e formam a banda "The Jimi Hendrix Experience". O Primeiro album da banda "Are You Experienced?" misturava baladas, pop-rock, psicodelia e muito blues. No embalo, a banda ja lança outro grande album "Axis: Bold as Love". Posteriormente lança mais um album com essa formação, o "Electric Ladyland".

Teve apresentações memoráveis no Festival Woodstock em 1969, no Madison Square Garden em 1970, entre outras.



Infelismente os planos de Hendrix foram interrompidos devido a sua morte, com apenas 27 anos. Há boatos de que Hendrix sofria de depressão, e para aliviar isso usava drogas. No dia 18 de Setembro de 1970, Jimi Hendrix foi encontrado morto em um quarto de hotel, depois de uma festa na noite anterior. Segundo a sua namorada Monika Dannemann, ele ingeriu 9 pilulas para dormir e vinho tinto. A autópsia revelou que ele morreu asfixiado no proprio vômito. Mas existem contradições quanto a morte de Hendrix, principalmente de que ele foi assassinado pelo seu ex-empresário Michael Jeffrey (citada no livro "Rock roadie" do ex-roadie James “Tappy” Wright).

Jimi Hendrix deixou um legado incrivel para a futura geração de guitarristas. Com seu jeito unico de tocar, misturando timbres distorcidos e crus com pedais de wah-wah, "adestrando" a odiada microfonia, e inovando o processo de gravação, sendo um dos pioneiros na gravação estereo. Sua obra é extensa e merece ser ouvida com calma. Não é atoa que seu trabalho é considerado 50 anos a frente do seu tempo. O nome de Jimi Hendrix irá ficar para sempre na história, pois seu trabalho é digno de um gênio, e é admirada e copiada por musicos até hoje.

Abaixo, a lendária apresentação de Jimi Hendrix no Woodstock 69'



Post by Caike'.



Um comentário: