quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Acústicos
A MTV produz shows acústicos desde o início da emissora e já contou com vários artistas renomados e consagrados, entre esses Elton John, Aerosmith, Paul MacCartney, The Cure, R.E.M., Eric Clapton, Bob Dylan, Page & Plant etc..
Alguns, na minha opinião, merecem destaque especial. As bandas Grunge dos anos 90 que gravaram o MTV Unplugged fizeram muito sucesso com o show e fazem até hoje entre os fãs da banda e aqueles que buscam conhecer.
A primeira banda do cenário Grunge a gravar o acústico foi o Pearl Jam em 1992. No ano seguinte, Nirvana e Stone temple Pilots gravaram os seus. O Nirvana fez um acústico bem simples, com velas e flores na composição do cenário, inclusive tocando músicas não muito conhecidas da banda na época, entre alguns covers. O Stone Temple Pilots usou vários recursos de som no seu show, como novos instrumentos. A banda também modificou bastante algumas de suas músicas.
O que eu mais gosto, sem dúvida, é o Unplugged do Alice In Chains de 1996. Ele transita entre o depressivo e o mais animado da banda, tendo momentos de descontração durante as gravações e até erros na versão completa do show.
Mas bandas nacionais também gravaram acústicos pela MTV. O primeiro, ainda piloto, foi gravado por Marcelo Nova. Esse show não possui arquivo em vídeo.
Praticamente todas as bandas de maior sucesso já passaram pela MTV pra gravar seus acústicos, entre elas Barão Vermelho, que foi o primeiro acústico comercializado, Gilberto Gil, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, Rita Lee, Capital Inicial, Roberto Carlos (que foi retirado das lojas no ano seguinte por questões contratuais), Zeca Pagodinho.. Enfim, vários artistas de todos os estilos.
Pra mim, os melhores são o do Legião Urbana pela simplicidade e o acústico do Ira! que soube traduzir bem o repertório da banda e contou com vários convidados.
Enfim, os acústicos servem para os fãs verem que uma banda possui muitas faces, podendo transitar entre muitos estilos e comportamentos em cima do palco ou em um estúdio.
Post by Emmanuel Henrique.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário