segunda-feira, 26 de julho de 2010
Bandas marcantes: Led Zeppelin
Eu ja devo ter falado anteriormente que foi o Led que deu inicio ao Heavy Metal, na época um pouco diferente do que conhecemos por Heavy Metal hoje.
Led Zeppelin levou o rótulo (no bom sentido) de precursor do estilo não apenas pelas interpretações esmagadoras do Blues, mas sim pelo modo como eles incorporaram misticismo, mitologia e uma variedade de outros gêneros em seu som.
Zepp tinha um certo mistério, eles raramente davam entrevistas, já que a imprensa musical detestava a banda. Consequentemente, a única ligação do publico com a banda era através dos discos e shows.
Mais do que qualquer outra banda, Led estabeleceu o conceito de álbum direcionado exclusivamente ao rock, se recusando a lançar as músicas populares como singles, mostrando que o intuito da banda não era ser um produto do comércio.
Seus álbuns venderam mais de 300 milhões cópias em todo o mundo, (incluindo 109 milhões de vendas nos Estados Unidos). Foram também os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.
Em 1976 a banda fez um intervalo nas turnês e começou a filmar segmentos fantásticos para o filme ainda não editado. Durante esse intervalo Robert Plant quebrou um tornozelo num acidente de carro; impedidos de fazer concertos, a banda entrou em estúdio para gravar o seu sétimo álbum, Presence. O álbum conquistou disco de platina antes de chegar às lojas, algo inédito para a época, e marcou mais uma guinada no estilo da banda, que abandonou os arranjos complexos dos álbuns anteriores se afastando gradativamente do heavy metal por eles criados.
Em 1978, a banda voltou ao estúdio para as gravações de In Through the Out Door, álbum lançado em 20 de agosto, aniversário de Robert Plant. Esse álbum continha "All My Love", dedicada a Karac, seu filho, que morreu de uma infecção estomacal pouco depois do disco Presence. Agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows com ingressos esgotados por todos os lados, provando que o Led Zeppelin ainda era uma banda forte.
O cenário Punk nessa época era muito forte e igualmente influente. E devido ao “apelido” de Dinossauro que os envolvidos nesse cenário deram ao Led, Bonhan demonstrou seu descontentamento com o disco In Through the Out Door e com o fato de Jones e Plant terem assumido o controle da banda nesse período, chegando a comentar com Page que eles deveriam assumir o controle e retomar o Heavy Metal do inicio da banda.
Infelizmente isso nunca aconteceu, Bonhan morreu em 1980 asfixiado pelo próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page, dando fim à carreira do Led Zeppelin. Depois disso a banda foi desfeita, pois não haveria mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin.
Dois anos após a morte de John Bonham a banda editou Coda, uma coleção de músicas não-editadas.
Fonte: Allmusic.com
DISCOGRAFIA 1969-1979
Led Zeppelin I - 1969 Ouvir | Download
Led Zeppelin II - 1969 Ouvir | Download
Led Zeppelin III - 1970 Ouvir | Download
Led Zeppelin IV (ZoSo) - 1971 Ouvir | Download
Houses of the Holy - 1973 Ouvir | Download
Physical Graffiti - 1975 Ouvir | Dowload parte I | Download parte II
Presence - 1976 Ouvir | Download
The Song Remains The Same - 1976 Ouvir | Download
In Through The Out Door - 1979 Ouvir | Download
Post by Emmanuel Henrique.
sábado, 17 de julho de 2010
Mother's Milk, por Red Hot Chili Peppers
O ano é 1988. Os Chili Peppers tinham perdido seu guitarrista, Hillel Slovak, que morreu de overdose, por uso abusivo de heroína. Com o ocorrido, a banda entrou em um momento dificil da carreira. Anthony e Flea precisavam encontrar um jeito de ressuscitar a banda, eles não queriam jogar fora o que eles construiram ao lado de Slovak. Então, se juntaram a banda o baterista Chad Smith, e a jovem promessa, John Frusciante (ali então com 18 anos).
Com a banda completa, o quarteto juntou-se logo ao estudio, para gravar o album que seria o primeiro disco de ouro da banda, o aclamado "Mother's Milk".
Lançado no segundo semestre de 89, o album foi muito bem recepcionado pelos fãs e criticos da época. Logo de cara já é perceptivel a mudança do som da banda, graças a guitarra alucinante de Frusciante. O album tem riffs marcantes, com um peso de um Heavy-Metal misturado ao funk rock caracteristico da banda. Esse disco foi responsável por alavancar a carreira da banda, e expor o seu som ao pessoal do mundo todo.
As musicas Higher Ground, cover de Steve Wonder e Knock Me Down (Feita em homenagem à Hillel Slovak) emplacaram nas radios pelo mundo todo.
Mother's Milk é um daqueles albuns onde nenhuma musica é ruim. Além da musica Knock Me Down e Higher Ground, podemos destacar a musica Fire, cover de Jimi Hendrix, que ficou bem com a cara da banda.
Post by Caike'
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Anos 70 - O Auge do Rock and Roll
Em 1970, o Rock já estava maduro. Os poucos recursos e a ingenuidade das décadas passadas perderam espaço para músicas elaboradas e sofisticadas, utilizando teclados, orquestras e melhores equipamentos.
O fim de uma era do Rock ficou marcado no ano de 1970 pelo fim dos Beatles, que haviam sido talvez a banda que mais ajudou na transição entre o rock básico de letras simples dos primeiros tempos ao rock mais complexo e sério musicalmente e liricamente.
Nessa década o Rock era encarado como forma de expressão artística e social, não mais como diversão ou produto de consumo.
O público se dividia entre aqueles que buscavam álbuns mais elaborados e complexos e a parcela que estava mais interessada em hits teoricamente “descartáveis”.
O Rock Progressivo estava em expansão, mas, principalmente nos Estados Unidos, surgiam bandas com musicalidade mais simples, como T. Rex, David Bowie e Elton John. A partir daí a imagem se tornou um fator presente nas bandas (maquiagem, cabelos, roupas exageradas e coloridas), surgindo ai o Glam Rock.
Na Inglaterra, em 1970, o Black Sabbath gravava seu primeiro disco em apenas dois dias (diz a lenda), auto entitulado, expandindo as fronteiras do peso no hard rock e criando o que possivelmente poderia ser o primeiro disco definitivamente heavy metal conhecido do grande público. O limite dos escândalos envolvendo sexo, drogas e satanismo também é empurrado para diante. A resposta americana ao peso e atitude do Black Sabbath foi Alice Cooper, em 1971.
O uso da imagem e de recursos “fora” da música como fator de marketing foi usado ao extremo e teve início com a banda Kiss, que lançou seu primeiro disco em 1974. No ano seguinte a banda Queen lançou seu primeiro disco.
Em 1975, junto ao rock elaborado das bandas progressivas ou de hard rock e ao rock comercial glam, surgia nos pequenos bares e casas de show um movimento musical underground marcado por descompromisso e cheio da autenticidade e da real rebeldia que faltava a estes primeiros. Em pequenos locais (como o CBGB em New York) bandas como Blondie e Ramones. O estilo era marcado pelo "do it yourself", a possibilidade de qualquer um (mesmo que não sabendo tocar) montar uma banda.
O punk criado nos Estados Unidos e popularizado na Inglaterra foi a resposta ao Rock “sério demais” que era produzido na mesma época. Também confrontava conceitos sociais. Foi, provavelmente, o estilo musical que mais gerou manifestações fora da música, sendo levado também para a sociedade em geral e para aqueles que viviam nela, muitos ideais da época vivem até hoje.
Em 77, os Sex Pistols lançaram o Nevermind The Bollocks, disco que foi direto para o topo da lista Britânica e com ele outras bandas surgiram e fizeram sucesso similar, como por exemplo a banda The Clash, e fez bandas voltarem a fazer sucesso, como Ramones e Blondie.
O estilo também influenciou o som de bandas como AC/DC e Motörhead, mesmo que indiretamente.
O punk, mais tarde, foi perdendo sua força comercial (o que já era de se esperar, devido ao boicote que havia na época) e surgiu uma nova vertente da música dos anos 70, o New Wave, com bandas como The Police, Simple Minds, U2 e Pretenders.
> Não confundir New Wave com a onda Disco que surgiu logo depois já nos anos 80 < Tanto que nessa mesma época surgia Judas Priest e principalmente Iron Maiden, e isso a viria a ser conhecido como New Wave of British Heavy Metal, a resposta do som pesado e elaborado à sonoridade simples do punk.
O Hard Rock também se renovava com o primeiro disco do Van Halen, em 78.
Mesmo com o fim do Sex Pistols, em 78, e depois da morte de Sid Vicious, em 79, o Rock nunca mais seria o mesmo depois da onda Punk.
Post by Emmanuel Henrique.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Anos 60 - Desenvolvimento do Rock
Como vimos, o Rock teve sua “origem” na década de 1950 nos Estados Unidos.
Na década seguinte, o Rock mudou de continente e teve seu “desenvolvimento” num país bem menor mas com capacidade semelhante de criar ídolos. Foi na Inglaterra que o Rock n Roll ganhou muitas outras vertentes, algumas delas presentes até hoje e outras nem tanto, mas a herança deixada é indiscutível.
O Rock dos anos 50 era formado de músicas inocentes e que não deixavam uma mensagem tão marcante na cabeça do ouvinte, já nos anos 60 isso foi sendo mudado. Com o Folk, a idéia era se opor ao Rock juvenil e inocente da década passada, com artistas como Bob Dylan começou a surgir nos Estados Unidos artistas mais preocupados em passar mensagens importantes através da música.
Os Beatles já faziam enorme sucesso no começo da década com músicas carismáticas, fáceis e cativantes, também a grande presença e entrevistas divertidas. Assim o Fab Four conquistou não só a terra da rainha mas também os americanos. No mesmo ano também surgiram os Stones, mas com menos destaque.
Nesse ponto, o cenário musical era um só. Dylan dominava a Inglaterra do mesmo jeito que os Beatles dominavam os EUA.
Os Stones eram uma espécie de antítese dos Beatles, com todos os escândalos e atitude irreverente contrapondo a educação e boa aparência do quarteto. Assim, os Stones conquistaram a parcela mais rebelde do público.
A partir da segunda metade da década, com The Who e Yardbirds, o Rock começava a ganhar maior agressividade com guitarras distorcidas e maior amplificação. Na Inglaterra o Hard Rock despontava com The Who, enquanto nos EUA ainda reinava o Folk Rock, bem menos agressivo. A música passou a ser mais explorada, complexa e experimental.
As drogas se tornaram fonte de influência para as bandas da época. Daí surge o Rock Psicodélico. Um disco marcante na história da música surgiu sob efeito do LSD, Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles, em 67. Considerado também o início do Rock Progressivo junto com as obras do Pink Floyd.
Quem também surgia nesse período era Jimi Hendrix, levando a guitarra elétrica a um outro nível.
Mais pro final da década, baseados na teoria de liberdade, Surgia nos EUA o movimento Hippie, que contava com músicas derivadas do Folk por Janis Joplin e artistas claramente influenciados por drogas como Doors e Jefferson Airplane. O lema “Paz e Amor” simbolizou o movimento que ocorreu durante a guerra do Vietnan.
Em 68, com o fim do Yardbirds, Jimmy Page monta o Led Zeppelin. Ao mesmo tempo Cream alcançava o sucesso e o termo Heavy Metal aparecia para classificar a música Born To Be Wild, de Sttepenwolf.
Não existia nada semelhante ao Led Zeppelin. Eles tinham uma agressividade e sonoridade inédita, solos de guitarra e improvisações, muito influenciados pelo Blues.
O Hard Rock chegava no topo ao mesmo tempo que Beatles e Pink Floyd passavam por problemas.
Em 69 houve o que possivelmente foi o maior evento de música de todos os tempos, o Woodstock, interpretado por muitos como o marco do início de uma nova era de paz e amor, com apresentações entre outros de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jefferson Airplane e The Who.
Com o lançamento da Opera Rock “Tommy” do The Who , e do surgimento de bandas como The Doors, Led Zeppelin, Beatles , Rolling Stones , Pink Floyd, Jethro Tull, Hendrix e Deep Purple ficou muito claro que a simplicidade que caracterizou a primeira década do Rock havia sumido.
Post by Emmanuel Henrique
Assinar:
Postagens (Atom)